terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filmes que falam de ARTE

Para quem curte arte e cinema juntos, vai aí três dicas que valem muito a pena assistir. Sei que a recepção de cada pessoa em relação a um filme é muito particular, por isso digo a vocês que esses três filmes pra mim foram muito marcantes.
O primeiro que eu indico é o filme "Modigliani - A Paixão pela Vida". Confesso que nunca senti muita atração pelo trabalho do Modigliani, peguei o filme na locadora mais pelo ator principal, Andy Garcia, que eu aaadooooro!!!



Depois que assisti o filme minha percepção em relação ao trabalho do Modigliani mudou muito e me senti um "zero a esquerda" ao conhecer melhor a vida desse grande artista. E claro também que os auto-questionamentos pipocaram na hora.
O ponto alto do filme é uma competição lançada entre os artistas famosos da época, como Picasso e Diego Rivera (o calo da Frida Kahlo), que se empenham ao máximo para provar quem é o melhor. Outros momentos legais do filme é o encontro de Modigliani com Rembrandt, a rivalidade de pintor com Picasso e o amor doentio e cego de Jeanne Hebuterne pelo artista.



Veja o trailler do filme:


Para quem quiser saber mais sobre a vida de Modigliani existe a biografia editada pela L&PM e custa apenas R$ 16,00. Você pode comprar através desse link:



========

A segunda dica é o filme "Sereias", estrelado por Hugh Grant, Sam Neill, a modelo Elle Macpherson e Portia de Rossi. O filme é baseado na vida do artista Norman Lindsay, onde um reverendo (Grant) recebe a missão de convencer o Lindsay (Neill) a trocar seu quadros obsenos (na opinião da igreja) por outros mais adequados. O reverendo e sua esposa vão ao ateliê do artista onde passam alguns dias. Nesse tempo eles são obrigados a vivenciar o cotidiano do lugar onde mora também três modelos, esposa e filha do artista. O ponto crucial é o questionamento colocado pelo filme: Se sexo é pecado por que Deus fez ser tão gostoso? A propriedade do Norman Lindsay é mágica e cheio de supresas, uma armadilha para o reverendo e sua esposa recatada. Um filme imperdivel que talvez seja um pouco difícil de achar em locadora, pois o filme é de 1993.



Veja o trailler do filme:



======

Terceira e última dica não fala de um pintor, mas sim de escritores. Baseado no diários de Anaïs Nin, o filme "Henry & June" conta as experiência sexuais da escritora no período em que conheceu o escritor americano Henry Miller. O filme se passa na França, momento em que Henry escrevia o famoso livro "Trópico de Câncer".  Ao mesmo tempo que Anaïs fica fascinada pelo trabalho do escritor, ela se encanta também pela beleza de sua esposa, June. Fred Ward é Henry Miller, Uma Thurman e June Miller e Maria Medeiros faz o papel de Anaïs Nin. Resumindo: O filme é delicioso...





Veja o trailler do filme:


Também existe em em português o livro Henry & June pela L&PM editora. R$ 16,00. 

Beijos. Espero que gostem das indicações.

2 comentários:

  1. Olá Valéria, o blog esta show. Gostei das indicaçoes e, para quem ainda não assistiu o filme sobre Modigliani,tambem recomendo. Grande abraço Ademar Will

    ResponderExcluir
  2. Gostei muuito desse filme sobre Modigliani, mas li sobre le eme um livro de arte e me parece que seu "perfil" era um tanto diferente.
    Ainda não assisti Henry & June e o livro já passou por mim em várias oportunidades; preciso checar ambos.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pelo seu comentário.