quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como Descobri Mário Bortolotto


Acho que foi em 2001, mas antes disso, logo que fui trabalhar no Conservatório de MPB de Curitiba assisti a um show do músico Carlos Careqa e desde aquela época passei a acompanhar o trabalho dele. Depois de algumas idas e vindas do destino acabei conhecendo também os irmãos do Careqa e sempre que tinha um show ou algo relacionado ao músico a família me avisava. E foi numa dessas ocasiões, que a Cleusinha (uma das irmãs mais nova do Careqa) me avisou que o irmão estava participando de uma peça em São Paulo. Eu resolvi então ir a São Paulo assistir a peça e claro, aproveitar para dar umas voltinhas pelo bairro da Liberdade. A peça era de autoria de um "tal" de Mário Bortolotto. Nunca tinha ouvido falar na figura e a peça chamava-se Getsemani. A viagem valeu a pena. O mais loco foi que uns dias depois da ida a São Paulo, a Gazeta do Povo fez um reportagem de página inteira sobre o Bortolotto. O título era "O Bukowski Brasileiro", algo assim. Fique pasma! A reportagem acabou aguçando minha curiosidade e fui atrás de algum livro dele. Achei na época "Mamãe não voltou do Supermercado", "Seis Peças de Mario Bortoloto - Vol 1" e "Para os Inocentes que Ficaram em Casa". Quando li "Seis Peças" fiquei com aquela sensação de quem achou uma raridade! O texto do Bortolotto é muito bom, ironico, sarcástico, sem frescura com diálogo inteligente e muuuuito engraçado. Pode até ser que o Bortolotto seja o Bukowski brasileiro, mas depois de conhecer o Buk, ainda acho que Bortolotto é melhor, deve ser porque ele é brasileiro e claro, escreve baseado na nossa realidade. Enfim, isso não interessa, o legal foi descobrir que Mário Bortolotto existe! 

Lendo tudo isso talvez não provoque nenhum interesse para quem lê. Eu mesmo tive que assistir a peça, depois me deparar com uma reportagem de jornal e só então, após ler o livro de Bortolotto, é que fui fisgada pela literatura dele.
Mas graças ao Careqa, conheci Mário Bortolotto. Através do Mário conheci Bukowski e depois disso muito outros.

Para quem não conhece, ou já ouviu falar, mas não leu ou ainda tem interesse e ficou curioso, recomendo começar pelo livro "Seis Peças de Mario Bortoloto - Vol 1". Seguem outros títulos publicados pelo autor:

  • Mamãe não voltou do Supermercado
  • Seis Peças de Mario Bortoloto - Vol 1
  • Para os Inocentes que Ficaram em Casa
  • Seis Peças de Mario Bortolotto - Vol 2
  • Gutemberg Blues
  • Bagana na Chuva
  • Sete Peças de Mario Bortoloto - Vol 3
  • Doze Peças de Mario Bortoloto - Vol 4
  • Atire no Dramaturgo
  • Nossa Vida não Vale um Chevrolet (Existe também um filme baseado nessa peça)
  • Um Lugar para Morrer

Mário tem um blog, caso não consiga achar os livros nas livrarias, que é difícil, pois alguns só consegui diretamente com ele. Segue o link: http://atirenodramaturgo.zip.net/

Boa leitura!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo seu comentário.