segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O MEU DEGAS FAVORITO

Estava trocando uma idéia com a minha prima sobre tipos de tintas, como guache, óleo e tinta de tecido, quando me lembrei de um trabalho que fiz com tinta guache na faculdade de artes a muuuuito tempo atrás que marcou bem aquela época, pois foi um caso bem engraçado. Fazia apenas um ano e pouco que estava em Curitiba, era super nova, meio bobinha, meio caipirona, ainda vislumbrada com a "cidade grande", quando a professora nos pediu para escolhermos uma obra de algum artista conhecido e fazer uma "releitura" baseada nessa obra escolhida. RELEITURA????? PUTZ, QUE DIABO É ISSO????? Com vergonha de perguntar fiz o trabalho mesmo assim, sem saber o que era essa tal de releitura. Deu que eu acabei fazendo uma pintura que mais parecia uma falsificação do que uma releitura e só descobri o real sentido da palavra no dia da entrega, quando eu pude ver o resultado dos trabalhos de outros alunos. Maior mico da caipirona aqui! Imagina a cara da professora quando viu a minha releitura de Edgar Degas completamente copiada do original. Tirando a gafe, ficou a pintura em guache (que adorei), tipo de tinta que a gente não põe muita fé por ter aquela imagem de tinta para criança. Acho que a pintura abaixo me provou o contrário. Uma coisa legal que eu aprendi ao longo (não tão longa assim) dessa vida de tintas, desenhos e pinturas é que não importa muito o material que você usa ou a pouca variedade de cores da sua caixa de giz pastel, porque não precisa de muito pra se fazer arte. Basta talento e criatividade para utilizar o material que você dispoe no momento. Não adiantar ter uma caixa suuuper cara de "trocentas" cores de lapis de cor e se o infeliz do proprietário se atrapalha com tanta variedade. Um bom exemplo é Keith Haring. Uma cor e uma base era o suficiente para ele realizar trabalhos sensacionais.
Em uma próxima oportunidade conto outro caso que me provou essa teoria. Por enquanto deixo vocês com o resultado da minha de falta de conhecimento. Beijossss....



Infelizmente a base dessa pintura é bem maior que o scanner. Fui obrigada a fazer uma montagem.

Abaixo o quadro original. Meu preferido de Degas

2 comentários:

  1. Meu bem,você pode até não ter feito uma "releitura" em relação à obra em si,mas no aspecto das cores ficou bem diferente e,não é porque você é minha prima,mas gostei mais do seu desenho,me lembrou o Marylin Manson...ficou punk,ácido...amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Prima!! É puro guache escolar...hehehe...Bjosss

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pelo seu comentário.